Nos textos antigos chineses, há um provérbio que diz “Zhi mu yi zhi zi”, que significa “Tratar da mãe para tratar da criança”.
Durante os primeiros anos de vida, a criança recebe energia dos pais para se desenvolver e suprir suas necessidades (principalmente da mãe ou cuidador principal). Como só podemos doar aquilo que temos, muitas vezes os desequilíbrios energéticos e doenças dos cuidadores acabam causando desarmonia e até doenças em suas crianças.
Quanto mais nova a criança, maior essa ligação. Na prática, isso é bem visível quando a mãe está ansiosa e seu bebê não consegue dormir e, quando a mãe relaxa, a criança se acalma.
Nessa modalidade de tratamento, realizamos a consulta pediátrica usual com preparação do diagnóstico e recomendações de conduta, mas com o diferencial de também avaliarmos as características da mãe (cuidador principal). Dessa forma, realizamos a acupuntura na criança e também na mãe (leia aqui como fazemos a acupuntura na criança).
Os pontos são escolhidos anatomicamente, de forma que a mãe possa interagir com a criança (segurá-la, amamentá-la, brincar com ela, etc.) sem a necessidade de ficar deitada e imóvel. Para isso, utilizamos menos agulhas e mais pontos na região da cabeça.
O procedimento é supervisionado por nós o tempo todo, com sessões que têm duração de 30 minutos.