Acupuntura pediátrica

A acupuntura pode ser realizada em crianças de todas as idades, incluindo recém-nascidos. As indicações mais comuns são para cólicas do lactente, distúrbios do sono, agitação e alergias de pele ou respiratórias. Um profissional experiente e especializado em cuidar do público infantil é essencial para um bom resultado do tratamento.

Na primeira consulta realizamos um levantamento pediátrico convencional, com exame físico e perguntas-chave para preparar o diagnóstico da medicina ocidental e os procedimentos a serem adotados. Em seguida, realizamos o diagnóstico da medicina tradicional chinesa, identificando os padrões que, em desarmonia, causam os sintomas e as doenças. Para finalizar, recomendamos modificações no estilo de vida para ajudar na melhora do paciente e são selecionados os pontos de acupuntura para o tratamento. A presença da mãe ou cuidador principal da criança é imprescindível nesse encontro, que tem duração de aproximadamente 1 hora.

As sessões de acupuntura têm duração de 30 minutos e são realizadas semanalmente, para efeitos cumulativos. Os pontos de acupuntura podem ser agulhados, estimulados com pontos semente, com pressão digital, aquecidos com bastão de Artemísia ou estimulados utilizando aparelho de laser, sempre considerando as particularidades de cada criança, sua idade e sua psique. No caso de pontos agulhados, utilizamos agulhas de tamanho variados, dependendo da idade da criança, sempre esterilizadas e descartáveis.

Para a sessão de acupuntura, o adulto responsável pela criança deverá levá-la alimentada. Recomendamos também levar um brinquedo que a criança goste.