A medicina tradicional chinesa diz respeito a medicina praticada ao longo de 5000 anos de história na China antiga. Esse conjunto de práticas foram criadas baseadas na observação do funcionamento dinâmico dos seres vivos e usa o conceito de circulação de Qi ou Chi (energia vital) por canais ou meridianos que circulam pelo corpo.
A acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação ) é um ramo da medicina tradicional chinesa. O tratamento consiste no diagnóstico dos padrões de desarmonia ( fatores que levam a alteração da circulação e criação de energia no corpo) e assim selecionamos os chamados “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem nos meridianos, obtendo diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.
A acupuntura chegou ao ocidente após a segunda Guerra mundial, depois de extensivas pesquisas, sua eficácia e segurança foram comprovadas. Bem como seu mecanismo de ação baseado em neurotransmissores e vias neuronais foram explicadas. Hoje é uma arma terapêutica importante para o tratamento de diversas patologias.
Reprodução em um livro antigo de meridianos de energia. Hua Shou. Expression of the fourteen meridians. (Tokyo, 1716).
Bibliografia: Acupuntura tradicional: A arte de inserir – Ysao Yamamura